07/02/2017
COMO MELHORAR SEU SONO
Melatonina e dicas de higiene do sono que ajudam muito na transição do horário de verão
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/28.jpg?w=465&h=320

Nosso cérebro contínua o mesmo do "homem das carvernas". Sem a internet e a modernidade oque definia a "hora de dormir" era a noite e o dia, o claro e o escuro, e a necessidade de se esconder de predadores noturnos.

O cérebro produz uma substância chamada MELATONINA (hormônio do sono). A melatonina é produzida pela glândula pineal sob o controle do núcleo supraquiasmático, nosso marcapasso circadiano. O estímulo para a liberação da melatonina é o escuro.

No início da noite nossos níveis sanguíneos de melatonina começam a aumentar, e é quando se atinge o pico da melatonina no sangue que temos a sensação de sono. É o hormônio que sinaliza o início do sono.

A liberação da melatonina noturna é facilmente bloqueada (suprimida) pela exposição à luz (luz brilhante), ou seja; internet, jogos eletrônicos e computadores. Até mesmo o excesso de luz branca no quarto pode ter um efeito significativo na redução da melatonina no sangue e, como consequência dificultar o início do sono. Além da luz, vários medicamentos podem influenciar nos níveis da melatonina noturna, tais como betabloqueadores (usados para algumas arritmias e para alguns casos de hipertensão arterial) e a fluvoxamina.

Uma das causas importantes da dificuldade para o início do sono é comportamental, e muitas vezes está associada a atitudes que ajudam a suprimir a liberação de melatonina noturna. Abaixo seguem algumas dicas de higiene do sono. Muitas vezes parecem atitudes banais no dia a dia, mas que no conjunto ajudam muito a melhorar a qualidade do seu sono.

Higiene do sono

Dicas para uma boa higiene do sono:

  • Mantenha horários regulares, nosso corpo “gosta” de uma rotina: tente ir para a cama e acordar nos mesmos horários, mesmo durante os finais de semana; isso faz seu corpo pegar ritmo.
  • Exercícios físicos podem melhorar a qualidade do sono. No entanto, exercícios físicos vigorosos à noite podem causar insônia. Evite exercícios físicos até 6 horas antes de deitar. Exercícios vigorosos a noite podem dificultar o início do sono.
  • Evitar bebidas cafeinadas (café, Coca-Cola, chá mate, chá verde e energéticos) após as 15 horas. Além de aumentarem o grau de alerta, podem desencadear sintomas de ansiedade e causar insônia.
  • A nicotina é outro estimulante que deve ser evitado, principalmente à noite, antes de deitar.
  • Evite tomar bebida alcoólica à noite: um “drink” antes de dormir pode fazer você pegar no sono mais rápido, mas impede que você alcance estágios mais profundos do sono. Além disso, ao passar o efeito sedativo, você pode acordar no meio da noite, ou passa por um sono muito agitado e com pesadelos.
  • Evite refeições pesadas e líquidos tarde da noite: as refeições pesadas podem causar prejudicar a digestão e atrapalhar o sono. Os líquidos podem fazer você acordar várias vezes para ir ao banheiro.
  • Mantenha um ambiente saudável para dormir. Quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável. Isso é realmente muito importante.
  • Evite cochilos após as 3 da tarde: um cochilo pode melhorar sua performance cognitiva. Cochilos devem ser de 30 a 45 minutos, geralmente após o almoço.
  • Relaxe antes de ir pra cama: ouça música, leia, faça um ritual pré-cama.
  • Tome um banho quente antes de ir dormir.
  • O quarto é uma ambiente “para dormir”. Não se deve ter TV no quarto, computador, jogos eletrônicos e não se deve trabalhar na cama.
  • A Internet pode ser um vilão no caso da insônia, neste caso evitar internet pelo menos 2-3 horas antes de deitar.
  • Vá para a cama apenas para dormir. À noite preferir luzes amarelas e indiretas, elas têm menor potencial para “despertar seu cérebro”.
  • Não fique deitado quando não tiver sono: se você continuar acordado após mais de 20 minutos na cama, levante-se e tente fazer uma atividade relaxante até ficar com sono. A ansiedade tentando dormir pode ser pior pra você.
  • Se acordar no meio da noite, procure não acender todas as luzes (a iluminação é um convite ao despertar).
  • Se você usa medicamentos, converse com seu médico, alguns medicamentos podem piorar a qualidade do sono (alguns antidepressivos, alguns medicamentos para asma e para o coração).
  • Fique um tempo no sol: a luz do dia regula seu padrão de sono. Tente sair na luz natural do sol ao menos 30 minutos por dia.
  • Se o problema continuar não deixe de ir ao médico: se você continua cansado mesmo após passar o tempo que considera necessário na cama, você pode sofrer de distúrbio do sono. Não deixe de consultar um médico.

Dra. Lucia Sukys Claudino

Neurologista

Especilalista em medicina do sono

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
Abrir em PDF