O Holter EEG Cerebral é um exame eletroencefalográfico ambulatorial, com gravação contínua da atividade elétrica cerebral por um período mais longo variando de 6 a 48 horas.
O estudo se inicia em ambiente de consultório com a colocação de eletrodos de EEG segundo o sistema internacional 10-20 com o uso de pasta condutora e colódio elástico. O paciente vai para casa com um pequena mochila.
Indicações:
- Epilepsias com EEGs ambulatoriais seriados normais.
- Avaliação de epilepsias refratárias a tratamento.
- Suspeitas de CNEP-crises não epilépticas/pseudocrises
- Avaliação de eventos paroxísticos para diagnóstico diferencial de crises epilépticas (crises de pânico, crises de ansiedade, sincopes), parassonias e movimentos anormais).
- Registro da frequência das descargas eletrográficas e registros do número de crises, até mesmo de crises generalizadas de ausências e outros tipos de crises, bem como a sua relação com eventuais fatores precipitantes.
- Auxiliando na classificação das crises epilépticas, no diagnóstico diferencial das mesmas, na avaliação objetiva da resposta ao tratamento e no estabelecimento da influência de fatores psicológicos ou outros no desencadeamento das crises.
- Registro da atividade elétrica cerebral durante o sono do paciente no seu próprio domicílio, sem o desconforto e os custos do registro de sono feitos em laboratórios especializados dos centros hospitalares. Adicionalmente, eventuais descargas epilépticas de ocorrência durante o sono serão identificadas.
O paciente recebe um diário para relatar atividades e sintomas específicos.
Obs: O Holter EEG é um excelente instrumento diagnóstico nas epilepias mas não substitui avaliação com vídeo-EEG em pacientes candidatos a cirurgias de epilepsia.