O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.
O AVC também é conhecido popularmente por "derrame cerebral" e acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro ou um sangramento. Quando isso ocorre, o tecido cerebral atingido começa a ser destruída.
Existem muitos fatores que contribuem para aumentar o risco de sofrer com um AVC, como: HAS, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo, apnéia do sono, arritmias cardíacas e com certeza os fatores genéticos (história familiar).
Origem do Dia Mundial do AVC
O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.
A data ficou definida especificadamente para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença, além de engajar os profissionais da saúde a melhor orientar os seus pacientes sobre estes cuidados.
Dia Mundial do AVC no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao AVC é organizado pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que tem o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo território nacional. Conscientizando a população da gravidade do problema e da necessidade de tratamento emergente e prevenção.
As manifestações clínicas são muito variáveis. Oque chama atenção é que ocorrem de forma súbita e devem ser tratados de forma emergente.
Sinais de alerta para um possível AVC (DERRAME CEREBRAL):
Na presença qualquer destes sinais procure a emergência ou seu neurologista.
TIME IS BRAIN (tempo é cérebro)
Não há notícias recentes na categoria vascular.