13/03/2017
Porque dormir? Qual a importância?
Dia Mundial do Sono
Compartilhe
Dia mundial do sono

No mês de março é comemorado o Dia Mundial do Sono.

Durante esta semana vamos chamar atenção para importância de dormir bem.

Na sociedade moderna, num mundo que funciona 24 horas ininterruptamente, muitas pessoas negligenciam o sono, e como consequência, grande parte da sociedade sofre com a privação do sono.

Porque dormir? Qual a importância?

Na verdade ainda não sabemos a resposta por completo, mas as razões para  procurarmos dormir melhor são muitas e evidentes. Abaixo seguem pelo menos 6 motivos muito convincentes para dormir melhor:

  1. O sono é importante para a consolidação das memórias, é como se fosse o horário de limpeza e backup, assim, se não dormirmos o suficiente ou não tivermos um sono de qualidade, aprender fica muito mais difícil. A privação do sono nos torna dispersos, com dificuldade de concentração e de memorização. Na criança a privação de sono está associada dificuldade de aprendizagem e distúrbio de comportamento. No idoso a privação do sono causa piora significativa da cognição.
  2. O sono é importante para todos os processos de regeneração celular e crescimento. A conhecida história de que “criança que não dorme, não cresce” tem um fundo de verdade. O hormônio de crescimento é liberado no primeiro sono de ondas lentas da noite. Tanto em crianças quanto em adultos isso tem grande importância. Quem dorme mal envelhece mais rápido.
  3. Dormir pouco e dormir mal pode engordar. Estudos tem demonstrado que a privação do sono (dormir mal ou dormir menos) se reflete na redução da produção de leptina durante a noite e no aumento da produção de grelina. Desta forma, estamos produzindo mais hormônios que estimulam nosso apetite, menos hormônios relacionados a saciedade e conseqüentemente favorecendo aumento do peso corporal.
  4. Dormir mal reduz nossa imunidade. Dormir mal nos deixa mais suscetíveis a viroses e infecções em geral.  O sono e o sistema imunológico exercem e sofrem influências mútuas. A privação de sono é considerada um fator estressor, e induz a elevação dos níveis de cortisol, que por sua vez, exerce um efeito imunossupressor.
  5. Dormir mal causa distúrbios de humor (depressão e ansiedade)
  6. Dormir mal pode estar relacionado a maior risco para doença de Alzheimer. Um novo estudo indica que a falta de sono pode estar relacionada à maior chance de desenvolver doença de Alzheimer. Pesquisadores descobriram recentemente que um sistema de drenagem de resíduos chamado de "sistema glifático" é mais ativo durante o sono do que quando acordado. Este sistema de limpeza noturno remove proteínas chamadas beta-amilóide, que se acumulam nas placas que contribuem para a gênese da doença de Alzheimer.

 

Se você dorme pouco, tem sono não restaurador, acorda cansado, ronca muito, tem um sono muito agitado; procure um especialista. Sonhos bons nutrem a vida.

 

Dra Lucia Sukys Claudino

Neurologista

Especialista em medicina do sono 

OUTRAS NOTÍCIAS
Abrir em PDF